10 DICAS PARA SE PROTEGER DAS GRIPES E RESFRIADOS

Em tempos inverno, a incidência de gripes e resfriados aumenta. Confira o que você deve fazer para se prevenir. Ou, a menos, estar preparado para combatê-los .

1- Fique protegido do vento e do frio

2-Preste atenção nos seus pontos frágeisO médico explica que, pessoas que têm predisposição a problemas respiratórios – por exemplo, quem tem asma – tem que reforçar os cuidados como, por exemplo, ficar atento às mudanças climáticas.

3 – Mantenha a mucosa nasal umidificada
“Como chove pouco nessa época do ano, o ar fica com muita poeira, pólen e poluição, por isso a importância de manter a mucosa nasal limpa”, Para isso, ela indica uso de soro fisiológico três vezes ao dia.

4 – Evite contrastes de temperatura
Ex- nunca tome banho quente e saia no frio.

5 – Beba muito liquido . A recomendação é de todos os especialistas.

6 – Evite concentrações de pessoas e aglomerações.
Com o tempo frio, as pessoas costumam procurar ambientes quentes . As janelas no transporte público, por exemplo, são fechadas, e isso facilita o contágio de doenças respiratórias como gripe e resfriado. Uma forma simples de minimizar esse risco é lavar sempre as mãos ou usar álcool gel. Ao tossir e espirrar, procurar cobrir sempre o nariz e a boca para evitar que as gotículas de secreção se espalhem.

7 – Mantenha o seu corpo saudável, através da alimentação e de exercícios
“A saúde é o resultado de sua constituição genética e do que você come e do que faz. Por isso, mantenha seu condicionamento físico e sua alimentação balanceada”,

8 – Melhore sua respiração
Fazer exercícios respiratórios ajuda o condicionamento. Quando respiramos mal, o oxigênio não ventila as regiões basais do pulmão , onde se acumula, geralmente, a secreção. E isso facilita o processo de uma infecção.

9 – Por falar em alimentação , fortaleça seus sistema imunológico com a alimentação correta.
Nada melhor que a prevenção para evitar contaminações, então que tal começar com a saúde? Manter-se sempre bem hidratado, alimentar-se bem e de forma saudável e praticar exercícios físicos ajudam a aumentar a imunidade e combater vírus e bactérias.

10 – E tenha hábitos de higiene como, por exemplo, lavar sempre as mãos. Confira a cartilha do Ministério da Saúde para a H1N1
Lavar sempre as mãos e usar álcool gel minimiza muito o perigo de contrair gripes e resfriados.

Fonte – Dr Edmundo Bittencourt – C.R.M – 9142